O efeito da proteção do fogo na estrutura da vegetação lenhosa de uma área de cerrado sentido restrito no Brasil Central.
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v7i1.4Palavras-chave:
í?Ârvores, ausí?ªncia do fogo, Cerrado, estruturaResumo
A vegetação lenhosa de cerrado sentido restrito foi estudada no Centro de Visitação do Jardim
Botânico de Brasília-DF, área protegida do fogo por mais de 20 anos. Foram amostradas 10 parcelas de 20 x 50 m onde todos os indivíduos lenhosos com diâmetro da base, medido a 30 cm do solo, ââ?°¥ 5 cm foram mensurados. Foram amostradas 68 espécies, 48 gêneros e 32 famílias. Os valores de diversidade foram H'=3,44 e J'=0,81. A densidade total foi 2.041 ind.ha-1 e a área basal total 14,37 m2.ha-1, valores acima da faixa de variação no cerrado amostrado sobre vários tipos de solos no Brasil Central. Acredita-se que ausência do fogo na área de estudo desde 1985 possa ter contribuído para os altos valores de densidade e área basal
encontrados. A análise de similaridade entre o cerrado estudado e áreas adjacentes, não protegidas do fogo, mostrou alta similaridade na composição de espécies e diferenciação estrutural entre as áreas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao fazer a submissão, os autores declaram não ter submetido o trabalho a outra revista e concordam em ter seu artigo publicado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional BY (CC BY 4.0), que significa que os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais, mas qualquer pessoa pode usar o conteúdo publicado, desde que os autores originais e a fonte sejam citados. O conteúdo científico, ortográfico e gramatical é de total responsabilidade dos autores.