Caracterização da vegetação arbórea-arbustiva da Reserva Biológica do Guará, DF, para elaboração do plano de manejo desta unidade de conservação.

Autores

  • Patrí­cia Camargos Kratka Universidade de Brasí­lia-UnB.
  • Rafael Peixoto Ataides Universidade de Brasí­lia-UnB.

DOI:

https://doi.org/10.17648/heringeriana.v8i1.96

Palavras-chave:

Conserva��o de esp�cies, Invent�rio Flor�stico, Unidade de Conserva��o

Resumo

Diagnósticos de vegetação são de suma importância para elaboração de Planos de Manejos de Unidades de Conservação. Por meio de métodos de amostragem é possí­vel inferir sobre a diversidade de uma área. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar qualitativa e quantitativamente a vegetação arbórea-arbustiva da Reserva Biológica do Guará, a fim de subsidiar a elaboração do Plano de manejo desta Unidade de Conservação. O levantamento da vegetação foi feito em três fitofisionomias: Mata de Galeria, Cerrado Sentido Restrito e Campo de Murundu. Ao todo foram alocados 10 transectos em Mata e 20 parcelas, sendo 11 em Cerrado Sentido Restrito e 9 em Campo de Murundu. Foram registrados 1.018 indiví­duos no Cerrado Sentido Restrito, sendo 67 espécies distribuí­das em 31 famí­lias; 240 indiví­duos no Campo de Murundu, sendo 42 espécies distribuí­das em 24 famí­lias; e 1.082 indiví­duos na Mata de Galeria, sendo 60 espécies distribuí­das em 38 famí­lias. O levantamento florí­stico apontou que a Rebio do Guará possui uma grande riqueza de espécies arbóreo-arbustivas tornando imprescindí­vel a proteção deste espaço.

Downloads

Publicado

2015-04-13

Como Citar

Kratka, P. C., & Ataides, R. P. (2015). Caracterização da vegetação arbórea-arbustiva da Reserva Biológica do Guará, DF, para elaboração do plano de manejo desta unidade de conservação. Heringeriana, 8(1), 53–80. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v8i1.96

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)