Novas ocorrências de cladóceros em ambientes aquáticos do Brasil Central: compreendendo a biodiversidade

Autores

  • Caio Rabelo Torres Instituto de Ciências Biológicas (IB), Universidade de Brasí­lia (UnB).
  • Leonardo de Oliveira Paiva Instituto de Ciências Biológicas (IB), Universidade de Brasí­lia (UnB).
  • Murilo Santos Durão Instituto de Ciências Biológicas (IB), Universidade de Brasí­lia (UnB).
  • Vinicius Lima Trindade Instituto de Ciências Biológicas (IB), Universidade de Brasí­lia (UnB).
  • Cláudia Padovesi Fonseca Núcleo de Estudos Limnológicos (NEL), Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas (IB), Universidade de Brasí­lia (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.17648/heringeriana.v13i2.917883

Palavras-chave:

Biodiversidade, Cerrado, microcrustí?¡ceos, zooplí?¢ncton

Resumo

As águas superficiais do domí­nio Cerrado do Brasil central abrigam elevada biodiversidade e endemismo. Esta revisão teve como objetivo realizar um levantamento de novas ocorrências de Cladocera nestas águas e verificar tendências atuais do tema. A pesquisa foi realizada por meio de busca em literatura (2008-2018). Houve registro de 26 novas ocorrências, com a maioria exclusiva a determinada área. Chydoridae foi dominante nestes registros, o que reflete a heterogeneidade ambiental nos ecossistemas aquáticos do Cerrado e o papel funcional desta famí­lia. Estudos taxonômicos foram indispensáveis para a obtenção de resultados mais acurados em biodiversidade e análise ecológica de Cladocera. Com base na potencialidade destes novos registros serem indicadores de áreas pristinas e endêmicas, esta revisão permite reconhecer a distribuição do grupo e também contribuiu para reduzir lacunas de amostragem. A partir destes registros nestas áreas, subsí­dios são gerados para proteção mais efetiva de mananciais em áreas de divisores de bacias e mais vulneráveis a alterações antrópicas no Cerrado do Brasil Central.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Torres, C. R., Paiva, L. de O., Durão, M. S., Trindade, V. L., & Fonseca, C. P. (2019). Novas ocorrências de cladóceros em ambientes aquáticos do Brasil Central: compreendendo a biodiversidade. Heringeriana, 13(2), 21–28. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v13i2.917883

Edição

Seção

Artigos Originais