Aplicativo de gamificação e realidade aumentada para trilhas educativas: ferramenta pedagógica para conscientização ambiental

Authors

  • Ana Luiza Rios Caldas Jardim Botânico de Brasí­lia
  • Andressa Estela Balbino Bolsista Apoio Técnico FAP do Jardim Botânico de Brasí­lia
  • Lucas Guimarães Cabral de Souza Bolsista Iniciação Cientí­fica FAP do Jardim Botânico de Brasí­lia
  • Vania de Araujo Soares Jardim Botânico de Brasí­lia
  • Augusto César Soares Jardim Botânico de Brasí­lia

DOI:

https://doi.org/10.17648/heringeriana.v12i1.917764

Keywords:

Missí?£o Nascente, Jardim Botí?¢nico de Brasí?­lia, Aplicativo para celular, Trilha interpretativa, QR codes

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar o aplicativo Missão Nascente, seu desenvolvimento e potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem no ambiente natural para promover o uso de trilhas interpretativas. O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado na Trilha da Nascente do Jardim Botânico de Brasí­lia (JBB), a partir dos recursos pedagógicos de gamificação e realidade aumentada por meio de QR codes. O jogo é dividido em três temporadas de acordo com mudanças do Bioma Cerrado ao longo do ano, permitindo que os usuários visualizem como a disponibilidade de água interfere na vegetação desse Bioma e incentivando seu retorno para completar o jogo. Foram abordados os temas Ecologia, Botânica, Etnobotânica, Fenologia, Zoologia e Legislação ambiental. O aplicativo tem, portanto, potencial de melhorar as experiências dos visitantes do JBB, ao evidenciar detalhes interessantes da vegetação, aumentar a taxa de retorno, proporcionar visitas autoguiadas e servir como ferramenta pedagógica.

Author Biographies

Ana Luiza Rios Caldas, Jardim Botânico de Brasí­lia

Bióloga, Doutora em Ciências Ambientais, Diretora de Manejo de Recursos Naturais, Jardim Botânico de Brasí­lia

Andressa Estela Balbino, Bolsista Apoio Técnico FAP do Jardim Botânico de Brasí­lia

Bióloga, Bolsista AT, Jardim Botânico de Brasí­lia

Lucas Guimarães Cabral de Souza, Bolsista Iniciação Cientí­fica FAP do Jardim Botânico de Brasí­lia

Graduando em Biologia, Bolsista IC, Jardim Botânico de Brasí­lia

Vania de Araujo Soares, Jardim Botânico de Brasí­lia

Bióloga, Mestre em Ecologia, Superintendente Técnico Cientí­fica do JBB

Augusto César Soares, Jardim Botânico de Brasí­lia

Geógrafo, Chefe do Núcleo de Taxonomia do JBB

Published

2019-01-21

How to Cite

Caldas, A. L. R., Balbino, A. E., de Souza, L. G. C., Soares, V. de A., & Soares, A. C. (2019). Aplicativo de gamificação e realidade aumentada para trilhas educativas: ferramenta pedagógica para conscientização ambiental. Heringeriana, 12(1), 5–19. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v12i1.917764

Issue

Section

Original Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.