Síndromes de polinização e dispersão de espécies lenhosas em um fragmento de Cerrado sentido restrito na transição Cerrado - Floresta Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v6i2.28Keywords:
dispersores, efeito de borda, estratifica��o vertical, polinizadoresAbstract
O objetivo deste estudo foi avaliar a distribuição das síndromes de polinização e dispersão entre borda e interior e entre os estratos verticais de um fragmento de cerrado sentido restrito, Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso, Brasil. Foram estabelecidas cinco transecções de 100 x 4m, paralelas e distantes 100m entre si, onde foram medidos a altura e distância da borda de todos os indivíduos com diâmetro altura do solo ââ?°¥ 5cm, considerando borda (primeiros 50m) e interior (últimos 50m) do fragmento. Os indivíduos foram classificados quanto posição vertical que ocupam (estratos inferior, intermediário e superior) e quanto s síndromes de polinização e dispersão. Entre as 69 espécies amostradas, as síndromes de polinização e dispersão mais frequentes foram melitofilia e zoocoria, respectivamente. Ambas foram predominantes tanto na borda como no interior. Em geral, mais de 50% dos indivíduos localizados na borda e no interior e nos estratos inferior, médio e superior do fragmento tinham síndromes de polinização realizada por abelhas e dispersão por animais. A semelhança entre as síndromes de polinização e dispersão entre borda e interior se deve elevada similaridade florística entre estes ambientes. A predominância das síndromes de polinização e dispersão realizadas por animais ressalta a importância de corredores ecológicos interligando e consequentemente mantendo a biodiversidade dos fragmentos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting, the authors declare that they have not submitted the work to another journal and agree to have their article published under a Creative Commons Attribution 4.0 International BY License (CC BY 4.0), which means that authors retain ownership of the copyright but anyone can use the published content provided the original authors and source are cited. The scientific, orthographic and grammatical content is the full responsibility of the authors.