Biologia reprodutiva de Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke (Fabaceae -Faboideae) em uma área de Cerrado no municí­pio de Chapadinha, MA, Brasil.

Autores

  • Franciane Oliveira Costa Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Universidade Federal do Maranhão.
  • Dayse Castro Rodrigues de Lima Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Universidade Federal do Maranhão.
  • André Luiz Gomes Silva Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Universidade Federal do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.17648/heringeriana.v8i1.92

Palavras-chave:

Auto-incompat�vel, Centris, poliniza��o, Xylocopa

Resumo

Vatairea macrocarpa (Benth) Ducke (Fabaceae - Faboideae) é uma espécie arbórea tí­pica do cerrado latu sensu. Sua floração é bianual e ocorre entre os meses de junho a agosto e a frutificação entre os meses de setembro e outubro. As flores são andromonóicas tí­picas da subfamí­lia Faboideae. A antese é diurna e apresentam néctar como principal recurso floral. As flores foram visitadas por 17 espécies de abelhas, seis espécies de borboletas, quatro espécies de vespideae, por duas espécies de beija-flor e por uma espécie de passeriforme. As visitas iniciam logo ao amanhecer e perduram por todo o dia. Em função do seu comportamento intrafloral, por sua abundância e frequência, as abelhas do gênero Centris e Xylocopa são os polinizadores efetivos de V. macrocarpa, as demais abelhas se comportaram como pilhadoras de recursos florais. V. macrocarpa é auto-incompatí­vel, pois não produziu frutos em experimentos de autopolinização manual e de apomixia.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Costa, F. O., Lima, D. C. R. de, & Silva, A. L. G. (2014). Biologia reprodutiva de Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke (Fabaceae -Faboideae) em uma área de Cerrado no municí­pio de Chapadinha, MA, Brasil. Heringeriana, 8(1), 1–19. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v8i1.92

Edição

Seção

Artigos Originais