A REPRESENTATIVIDADE DAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMíâ?NIO NATURAL (RPPN) NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS, ESTADO DE GOIÁS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v9i2.136Keywords:
í?Âreas Protegidas, Brasil Central, Cerrado, Proteí?§í?£o Integral, Uso Sustentí?¡velAbstract
Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são uma importante ferramenta para a proteção da biodiversidade, envolver proprietários de terra no desafio da conservação da natureza e na promoção de atividades ecoturísticas. Avaliamos a implementação destas unidades de conservação na paisagem da região da Chapada dos Veadeiros através da existência de planos de manejo e ferramentas de gestão, visando entender o uso dessas reservas e sua representatividade na paisagem da Chapada dos Veadeiros. A região da Chapada dos Veadeiros ocupa terras de cinco municípios do norte de Goiás. As 21 RPPNs da região somam 21.515,87 hectares (cerca de 1/3 do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros), correspondendo a 1,4% da região estudada. O tamanho das reservas variou entre 1,43 e 8.730,45ha e tendem a serem maiores e mais adensadas nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Embora tais reservas contribuam para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo, para o incentivo de criação de novas RPPNs e para a conservação do Cerrado, ainda carecem de instrumentos de monitoramento e gestão. Desta forma, estratégias de monitoramento e avaliação do manejo devem ser estabelecidas, possibilitando quantificar os benefícios gerados pelas reservas particulares na região da Chapada dos Veadeiros.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting, the authors declare that they have not submitted the work to another journal and agree to have their article published under a Creative Commons Attribution 4.0 International BY License (CC BY 4.0), which means that authors retain ownership of the copyright but anyone can use the published content provided the original authors and source are cited. The scientific, orthographic and grammatical content is the full responsibility of the authors.