O estado da arte das coleções botânicas em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v15i1.917961Palavras-chave:
Floresta Estacional Decidual, Planalto de Conquista, Região Sudoeste, Mata de cipóResumo
O cenário atual das coleções botânicas do município de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil é apresentado. As informações foram obtidas através de consultas a bancos de dados virtuais, referências bibliográficas e trabalhos de campo. Até o momento, a flora inclui 1.057 espécies distribuídas em 950 angiospermas, 38 pteridófitas (licófitas e samambaias) e 69 briófitas (musgos e hepáticas). Dentre estas, 36 espécies estão ameaçadas de extinção, 101 são novas ocorrências para a Bahia e seis endêmicas do município. Os dados aqui levantados demonstram a necessidade de aprofundar o conhecimento da diversidade florística do município de modo a direcionar as ações que visem a conservação da flora da região, por meio de coletas sistemáticas, melhoria na qualidade das identificações, enriquecimento das coleções botânicas e produção de monografias taxonômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Claudenir Simões Caires, Aline Matos de Souza, Anderson Ferreira Pinto Machado, Andrea Karla Almeida Santos, Jerlane Nascimento Moura, Leví Mateus do Nascimento Oliveira, Maria Raquel de Carvalho Cota, Thiago Erir Cadete Meneguzzo, Cecília Oliveira de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao fazer a submissão, os autores declaram não ter submetido o trabalho a outra revista e concordam em ter seu artigo publicado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional BY (CC BY 4.0), que significa que os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais, mas qualquer pessoa pode usar o conteúdo publicado, desde que os autores originais e a fonte sejam citados. O conteúdo científico, ortográfico e gramatical é de total responsabilidade dos autores.