Estudo do tempo de embebição para aplicação do método da condutividade elétrica na verificação da viabilidade de sementes armazenadas de Acacia farnesiana (L.)Willd.
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v5i2.25Abstract
O teste de condutividade elétrica tem por princípio o processo de deterioração da membrana celular que favorece a lixiviação de íons. As sementes que estejam em avançado estado deterioração quando são embebidas em água liberam íons. Assim, quanto mais alta for condutividade elétrica medida na solução onde as sementes foram embebidas menor é a viabilidade da semente. O presente trabalho teve por objetivo verificar o menor tempo de embebição adequado para a realização do teste condutividade elétrica para analisar a viabilidade de sementes florestais. Para analisar o tempo de embebição mais adequado para avaliação da viabilidade das sementes foram empregados três tratamentos onde se aplicou o período de embebição de 30, 60 e 90 minutos. Concluiu- se que o tempo de embebição necessário para que haja exsudatos lixiviados suficientes para se realizar o teste de condutividade elétrica nas sementes de acácia é de 60 minutos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting, the authors declare that they have not submitted the work to another journal and agree to have their article published under a Creative Commons Attribution 4.0 International BY License (CC BY 4.0), which means that authors retain ownership of the copyright but anyone can use the published content provided the original authors and source are cited. The scientific, orthographic and grammatical content is the full responsibility of the authors.