Estudo do tempo de embebição para aplicação do método da condutividade elétrica na verificação da viabilidade de sementes armazenadas de Acacia farnesiana (L.)Willd.
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v5i2.25Resumo
O teste de condutividade elétrica tem por princípio o processo de deterioração da membrana celular que favorece a lixiviação de íons. As sementes que estejam em avançado estado deterioração quando são embebidas em água liberam íons. Assim, quanto mais alta for condutividade elétrica medida na solução onde as sementes foram embebidas menor é a viabilidade da semente. O presente trabalho teve por objetivo verificar o menor tempo de embebição adequado para a realização do teste condutividade elétrica para analisar a viabilidade de sementes florestais. Para analisar o tempo de embebição mais adequado para avaliação da viabilidade das sementes foram empregados três tratamentos onde se aplicou o período de embebição de 30, 60 e 90 minutos. Concluiu- se que o tempo de embebição necessário para que haja exsudatos lixiviados suficientes para se realizar o teste de condutividade elétrica nas sementes de acácia é de 60 minutos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao fazer a submissão, os autores declaram não ter submetido o trabalho a outra revista e concordam em ter seu artigo publicado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional BY (CC BY 4.0), que significa que os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais, mas qualquer pessoa pode usar o conteúdo publicado, desde que os autores originais e a fonte sejam citados. O conteúdo científico, ortográfico e gramatical é de total responsabilidade dos autores.