Germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de Solanum lycocarpumst . hill submetidas a escarificação mecânica, química e térmica.
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v3i2.77Abstract
(Germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de Solanum lycocarpum St. Hill submetidas a escarificação mecânica, química e térmica). Este trabalho testou a influência dos métodos de escarificação mecânica, química e térmica, na germinação e no estabelecimento de plântulas de Solanum Lycocarpum. Na germinação, a primeira semana foi o período com maior número de sementes germinadas e o tratamento Lixa diferiu significativamente dos demais, com maior média (66,99%). No estabelecimento, a variável altura, apresentou diferença entre os tratamentos e intervalos avaliados. Exceto nos tratamentos corte e ácido sulfúrico, os maiores crescimentos ocorreram no último intervalo, e o tratamento Lixa apresentou maior média. Já para o número de folhas e o diâmetro, s médias foram semelhantes entre os tratamentos, contudo, entre os intervalos foram encontradas diferenças com maior crescimento no primeiro intervalo, em todos os tratamentos. Para o tratamento Lixa, foram observadas diferenças para o número de folhas e no tratamento
ácido sulfúrico para o diâmetro, Assim, a escarificação com lixa é o método mais adequado para tratamento das sementes de S.Lycocarpum.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting, the authors declare that they have not submitted the work to another journal and agree to have their article published under a Creative Commons Attribution 4.0 International BY License (CC BY 4.0), which means that authors retain ownership of the copyright but anyone can use the published content provided the original authors and source are cited. The scientific, orthographic and grammatical content is the full responsibility of the authors.