Utilização do polimorfismo de sequências de DNA de uma coleção de Sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) para estudos de filogeografia e estudos de associação.
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v6i1.32Keywords:
genes candidatos, SNPs, NIR, estrutura da populaí?§í?£o, haplí?³tipoAbstract
Sequências do DNA de uma região em comum de múltiplos indivíduos de uma população podem revelar polimorfismos que permitem o estudo da evolução do genoma e suas histórias de seleções, migrações e recombinações. Adicionando-se a esses polimorfismos da população informações quanto origem geográfica, viabiliza-se um estudo filogeográfico que permite a elaboração de cenários de evolução após a domesticação; bem como quais eventos (mutações ou recombinações) mais influenciaram a diversidade genética (DG) desta população, para aquela região do DNA em estudo. Por outro lado, a associação desses polimorfismos das sequências com as características de interesse estabelece um estudo de associação. Neste contexto, este trabalho visou mostrar a aplicação do polimorfismo de sequências de DNA em um estudo de filogeografia e de associação. Para ambos os estudos foram utilizados dezenove segmentos de seis genes candidatos (Sh2, Bt2, Sssl, Ael, Wx e 02) em uma coleção de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench), composta por 210 acessos. Os genes Sh2, Bt2, Sssl, Ael e Wx estão envolvidos na síntese do amido e o gene 02 na síntese de proteínas de reserva. A DG foi menor nos genes Sh2, Bt2 e Sssl; e maior para Ael, Wx e 02. Os testes estatísticos revelaram um elevado número de associações falso-positivas em função da estruturação da coleção, porém foram mantidas várias associações corroboradas pela co-localização com QTLs de sorgo e de milho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting, the authors declare that they have not submitted the work to another journal and agree to have their article published under a Creative Commons Attribution 4.0 International BY License (CC BY 4.0), which means that authors retain ownership of the copyright but anyone can use the published content provided the original authors and source are cited. The scientific, orthographic and grammatical content is the full responsibility of the authors.