Plantas Alimentí­cias Não Convencionais (PANC) do municí­pio de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Autores

  • Elizabeth Martinez Huergo Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA)
  • Yanina Patricia Gonzalez Galeano Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA)
  • Laura Cristina Pires Lima Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) http://orcid.org/0000-0002-6710-2242

DOI:

https://doi.org/10.17648/heringeriana.v14i2.917923

Palavras-chave:

Biodiversidade, Conserva��o, Flora Urbana, Oeste do Paran�

Resumo

As Plantas Alimentí­cias Não Convencionais (PANC) são aquelas que têm uma ou mais partes que podem ser consumidas na alimentação, não estando incluí­das no cardápio do cotidiano da população, adaptadas   condições de solo e clima do local, e não são produzidas ou comercializadas a grande escala. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento florí­stico das Plantas Alimentí­cias Não Convencionais na região da Vila A, no Municí­pio de Foz do Iguaçu, de agosto 2018 até julho 2019. Foram levantados dados em três tipos de áreas diferentes (Área Cultivada, Área em Regeneração Florestal e Área Ê¡mida) presentes na zona urbana demarcada, realizando caminhadas mensais em cada uma delas. Foram coletadas 63 espécies de PANC, reunidas em 35 famí­lias botânicas. Dentre elas, as famí­lias Asteraceae e Cactaceae se destacaram pela riqueza florí­stica, contribuindo com 5 espécies cada uma. Na Área Ê¡mida foram identificadas 2 espécies de PANC, na Área de Regeneração Florestal 11 espécies e na Área Cultivada 50 espécies. Das espécies coletadas, 33 são nativas, confirmando que os recursos possuem um importante papel na diversificação alimentar da comunidade. Talinum paniculatum e Pereskia aculeata são exemplos de plantas que cujas folhas e frutos podem ser consumidas como alimentí­cias. O levantamento mostrou que ruas, quintais e jardins podem ser aproveitados na obtenção de fontes de alimentos não convencionais. O uso cotidiano destas plantas poderá contribuir para a conservação da biodiversidade, pois é mais fácil conservar as espécies de plantas cujas funções são conhecidas. É importante ressaltar a utilização dos dados desta pesquisa na popularização da Ciência e mitigação do analfabetismo botânico, proporcionando assim a difusão do conhecimento das PANC para a população geral.

 

Biografia do Autor

Elizabeth Martinez Huergo, Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA)

Discente do curso de Graduação em Ciências Biológicas; Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Externa e Florí­stica. Realizou estágio curricular no Herbário Evaldo Butturta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que está ativo na rede Brasileira de Herbários, participante do INCT, Herbário Virtual Reflora e Taxonline.

Yanina Patricia Gonzalez Galeano, Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA)

Discente do curso de Graduação em Ciências Biológicas; Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Florí­stica e Fitossociologia de Angiospermas. Realizou estágio curricular no Herbário Evaldo Butturta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que está ativo na rede Brasileira de Herbários, participante do INCT, Herbário Virtual Reflora e Taxonline. 

Laura Cristina Pires Lima, Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2011). Realizou estágio pós-doutoral pelo programa CAPES-PNADB da Universidade Estadual de Feira de Santana (2012) e desenvolveu projeto de Desenvolvimento Cientí­fico Regional pelo programa CNPq-Fundect na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA, em Foz do Iguaçu- Paraná. Curadora do Herbário Evaldo Buttura, que está ativo na rede brasileira de herbários, participante do INCT, Herbário Virtual Reflora e Taxonline. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Florí­stica e Taxonomia de Angiospermas. 

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Huergo, E. M. ., Galeano, Y. P. G. ., & Lima, L. C. P. (2020). Plantas Alimentí­cias Não Convencionais (PANC) do municí­pio de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Heringeriana, 14(2), 107–132. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v14i2.917923

Edição

Seção

Artigos Originais