Germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de Solanum lycocarpumst . hill submetidas a escarificação mecânica, química e térmica.
DOI:
https://doi.org/10.17648/heringeriana.v3i2.77Resumo
(Germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de Solanum lycocarpum St. Hill submetidas a escarificação mecânica, química e térmica). Este trabalho testou a influência dos métodos de escarificação mecânica, química e térmica, na germinação e no estabelecimento de plântulas de Solanum Lycocarpum. Na germinação, a primeira semana foi o período com maior número de sementes germinadas e o tratamento Lixa diferiu significativamente dos demais, com maior média (66,99%). No estabelecimento, a variável altura, apresentou diferença entre os tratamentos e intervalos avaliados. Exceto nos tratamentos corte e ácido sulfúrico, os maiores crescimentos ocorreram no último intervalo, e o tratamento Lixa apresentou maior média. Já para o número de folhas e o diâmetro, s médias foram semelhantes entre os tratamentos, contudo, entre os intervalos foram encontradas diferenças com maior crescimento no primeiro intervalo, em todos os tratamentos. Para o tratamento Lixa, foram observadas diferenças para o número de folhas e no tratamento
ácido sulfúrico para o diâmetro, Assim, a escarificação com lixa é o método mais adequado para tratamento das sementes de S.Lycocarpum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao fazer a submissão, os autores declaram não ter submetido o trabalho a outra revista e concordam em ter seu artigo publicado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional BY (CC BY 4.0), que significa que os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais, mas qualquer pessoa pode usar o conteúdo publicado, desde que os autores originais e a fonte sejam citados. O conteúdo científico, ortográfico e gramatical é de total responsabilidade dos autores.